Os dez principais “EBM Focus” de 2022

MBE em Foco - Volume 8, Issue 20

Ao adentrarmos um novo ano, a equipe do MBE em Foco gostaria de apresentar os dez principais “EBM Focus” de 2022 (em ordem cronológica), selecionados entre as 43 edições publicadas no ano passado por seus graus de impacto clínico e de novidade. Embora o estilo e o formato do MBE em Foco possam ter mudado, uma coisa permanece a mesma: nossa gratidão a vocês, nossos leitores. Obrigado por ler o MBE em Foco!

Desejando-lhe saúde e felicidade no novo ano,

Kate, Alan, Dan, Nicole, Vincent, Sarah e Cauê

1. O que é preciso para manter o peso? Aparentemente mais de US$ 665

Conclusão prática: Dietas de restrição de calorias não funcionam a longo prazo, nem mesmo com um incentivo financeiro de US$ 665.

Pílula da MBE: Um processo que inclui auto-recrutamento seleciona participantes já motivados. Essa é uma forma de viés de seleção que superestima o benefício a favor da intervenção.

2. Desmascarando a COVID em crianças

Conclusão prática: Usar máscaras nas escolas só pode oferecer uma pequena magnitude de benefício, se houver, a qual pode ser ainda menor em uma população vacinada.

Pílula da MBE: Quando as evidências são limitadas, a comunicação sobre as recomendações clínicas deve ser feita com humildade, reconhecendo os limites das evidências existentes e confiando na opinião de especialistas onde não houver evidências.

3. Sobrevivendo ao excesso de diagnósticos no câncer de mama

Conclusão prática: Uma em cada sete mulheres diagnosticadas com câncer de mama através de rastreamento será tratada desnecessariamente, como resultado de sobrediagnóstico.

Pílula da MBE: O sobrediagnóstico é uma forma de viés de antecipação do diagnóstico que infla artificialmente as taxas de sobrevida.

4. Monitorando o “fracking” em relação aos desfechos de nascimentos

Conclusão prática: A proximidade de poços de “fracking” por longos períodos de tempo parece ser algo ruim para os fetos.

Pílula da MBE: Coortes observacionais e estudos de casos estão sujeitos a muitos fatores de confusão. Isso torna a comprovação de causalidade por uma exposição ambiental especialmente difícil.

5. Jejum intermitente: hackeamento metabólico ou truque mental para a perda de peso?

Conclusão prática: A adição de restrição no tempo aos limites de calorias na alimentação pode não resultar em perda de peso adicional, mas qualquer um dos métodos pode ser uma maneira segura e sustentável de perder cerca de 15 libras (6,8 kg) em um ano.

Pílula da MBE: "Provar" que uma intervenção funciona requer taxas de eventos estatisticamente diferentes entre os grupos... o que requer que os eventos ocorram. Isso pode ser mais difícil de fazer quando você seleciona uma população muito saudável para estudar.

6. “Please don´t take my sunshine away”: vitamina D ainda não funciona para a prevenção primária de fraturas

Conclusão prática: Pare de recomendar a vitamina D como prevenção primária para a população em geral.

Pílula da MBE: Uma análise secundária de um grande estudo pode fornecer informações extras, mas os resultados não terão o mesmo nível de certeza que a análise pré-especificada.

7. Reutilize medicamentos antigos [para a COVID] rápido, enquanto eles ainda funcionam!

Conclusão prática: Não use fluvoxamina, metformina ou ivermectina para os pacientes com COVID, a menos que eles tenham depressão, diabetes ou um parasita.

Pílula da MBE: A ciência não muda de ideia. As informações novas nos aproximam da verdade (e o DynaMedex pode te ajudar a acompanhar!).

8. A sutil suficiência das recomendações "insuficientes"

Conclusão prática: As intervenções para o diabetes do tipo 2 detectado por rastreamento em crianças e adolescentes [ainda?] não demonstraram melhorar os desfechos de saúde. As evidências atuais são insuficientes para recomendar o rastreamento.

Pílula da MBE: Uma recomendação "I" da USPSTF não significa "I don´t know". Dedique tempo para considerar criticamente eventuais recomendações mais incisivas de outros grupos quando a USPSTF concluir que as evidências são insuficientes.

9. Psilocibina pode não ser segura ou oferecer benefício em longo prazo para a depressão resistente a tratamento

Conclusão prática: Um tratamento que oferece um benefício pequeno e de curto prazo, mas que vem com um risco significativo de (auto)dano, provavelmente não alçará voo.

Pílula da MBE: A diferença clínica minimamente importante (MCID) é um fator importante para a interpretação dos desfechos medidos em escalas, como os escores de depressão.

10. Grande notícia: lecanemab oferece pequeno benefício na doença de Alzheimer

Conclusão prática: Embora haja certamente pacientes e famílias implorando por este novo tratamento para o Alzheimer, modere as expectativas explicando que a magnitude do benefício pode ser muito pequena, com risco real de danos.

Pílula da MBE: Neste ensaio, o valor de p muito pequeno indica consistência do efeito, não uma grande magnitude do efeito.

Equipe editorial do MBE em Foco da DynaMed

Este MBE em Foco foi escrito por Katharine DeGeorge, MD, MSc, editora adjunta da DynaMed e professora associada de Medicina de Família na Universidade da Virgínia. Editado por Alan Ehrlich, MD, editor executivo da DynaMed e professor associado de Medicina de Família na faculdade de medicina da Universidade de Massachusetts; Dan Randall, MD, editor adjunto da DynaMed; Nicole Jensen, MD, médica de família da WholeHealth Medical; Vincent Lemaitre, PhD, autor médico sênior na DynaMed; e Sarah Hill, MSc, editora associada da DynaMed. Traduzido para o português por Cauê Monaco, MD, MSc, professor do curso de medicina do Centro Universitário São Camilo.